K-ON!!

Tirado do Wikipédia, a enciclopédia livre.
K-ON! (em japonêsけいおん! Keion!?) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Kakifly. Ele começou a ser publicado na revista Manga Time Kirara na edição de maio de 2007, também começou outra serialização na revista bimestral Manga Time Kirara Carat desde outubro de 2008. Foi feita uma adaptação para anime com 13 episódios, produzidos pela Kyoto Animation exibidos no Japão entre abril e junho de 2009.[1] Um episódio de animação adicional OVA foi lançado em 20 de janeiro de 2010 e seguido pela segunda temporada que levou o nome de K-ON!! e iniciou-se em 7 de Abril, terminando em 28 de setembro de 2010. Após o último episódio da segunda temporada um filme foi anunciado. O título da série vem da palavra em japonês "música leve", keiongaku (軽音楽?), uma tradução mais precisa poderia ser música contemporânea ou pop.

Índice

 [esconder]
K-ON!
けいおん! - Keion!
Capa do single Utauyo!! Miracle.
Capa do single Utauyo!! Miracle.
GêneroComédiaMúsicaSeinen
Mangá
AutorKakifly
Editora(s)Japão Houbunsha
RevistaManga Time Kirara
Manga Time Kirara Carat
Data de PublicaçãoMaio de 2007 - 27 de setembrode 2010
Volumes4
Anime
K-ON!
DireçãoNaoko Yamada
EstúdioJapão Kyoto Animation
Exibição original3 de Abril de 2009 - 26 de junhode 2009
Emissoras de TVJapão TBSBS-TBS
Nº de episódios13
OVA
DireçãoNaoko Yamada
EstúdioJapão Kyoto Animation
Lançamento20 de Janeiro de 2010
Nº de episódios1
Anime
K-ON! !
DireçãoNaoko Yamada
EstúdioKyoto Animation
Exibição original7 de Abril de 2010 - 28 de setembro de 2010
Emissoras de TVTBSBS-TBS
Nº de episódios26
Jogo
K-ON! Hokago Live! !
DesenvolvedorSega
DistribuidorSega
GêneroMusical
PlataformaPlayStation Portable
Lançamento30 de setembro de 2010
Projeto Animangá  · Portal Animangá


História

Sua história é focada nas ações de um clube escolar de música formado por quatro garotas do ensino médio japonês. Tudo começa quando a protagonista Hirasawa Yui entra no clube sem saber tocar nenhum instrumento. Ela acaba desistindo após preencher o formulário de inscrição, mas, na hora de sair do clube, acaba sendo convencida pelas outras três garotas, que teriam de desistir doclube se não encontrassem um quarto membro. Eventualmente, ela aprende a ser um excelente guitarrista. Desde então, Yui, abaixista Mio Akiyama, a baterista Ritsu Tainaka e a tecladista Tsumugi Kotobuki passam seus dias juntos na escola, realizando atividades no clube, ou simplesmente saem juntas. O clube é supervisionado pela professora de música Sawako Yamanaka, que eventualmente se torna a professora da sala de aula, bem como durante o último ano de colégio das personagens do clube. Um ano depois, quando as garotas entravam no segundo ano do ensino médio, o clube conta com a participação de outra guitarrista, chamada Azusa Nakano. Depois de Azusa juntar-se ao grupo ele ganha mais estrutura e começar a praticar mais. A história termina no final do terceiro ano para as personagens Yui, Mio, Tsumugi e Ritsu. Todas concordam em participar da mesma universidade após o colegial e deixar o clube para Azusa. A irmã de Yui, a Ui, e sua amiga Jun se juntam ao clube. 

A banda

Ho-kago Tea Time é uma banda fictícia formado pelas quatro principais personagens do anime K-ON!. Respectivamente pela baixistavocalista Mio Akiyama (por Yoko Hikasa), pela tecladista Tsumugi Kotobuki (por Minako Kotobuki), pela baterista Ritsu Tainaka (por Satomi Sato ) e pela guitarrista e vocalista Yui Hirasawa (por Aki Toyosaki). Inicialmente a banda se chamava Sakurakou K-ON Bu, como se pode ver em seus primeiros singles, mas após a inserção da personagem Azusa Nakano (dublada por Taketatsu Ayana) a partir do episódio 8 do anime em Maio de 2009, o grupo passou a se chamar Ho-kago Tea Time abreviado: HTT (Hora do Chá Depois da Escola) que executa as canções-tema do anime. Além de lançar diversos singles musicais. Os dois singles de estréia, "Cagayake! GIRLS" e Don't say "lazy" foram lançados simultaneamente em 22 de abril de 2009. "Cagayake! GIRLS" com vocais principais de Yui Hirasawa (Aki Toyosaki) enquanto Don't say "lazy", foi liderado por Mio Akiyama (Yoko Hikasa). Devido à popularidade da série deanime, Don't say "lazy" atingiu a segunda colocação na Oricon, enquanto "Cagayake! GIRLS" ficou na quarta colocação. Após o sucesso de seus dois primeiros singles, o grupo lançou seu terceiro single, "Fuwa Fuwa Time" em 20 de maio de 2009, que alcançou a terceira posição na Oricon. Em Maio de 2009 a banda Sakurakou K-ON Bu juntou-se a personagem Nakano Azusa (dublada por Taketatsu Ayana), formando assim o grupo Ho-Kago Tea Time (HTT). Eles lançaram seu primeiro mini-álbum "Ho-Kago Tea Time" em22 de julho de 2009. O álbum alcançou o topo da classificação da Oricon, tornando o Hokago Tea Time a primeira banda de anime a conseguir esse feito.[2] Em abril de 2010 os singles "Go!Go! Maniac" e "Listen!!" alcançaram novamente o topo da Oricon, sendo que elas ocuparam o primeiro e o segundo lugar.[3] Novamente a banda consegue a proeza de ocupar as posições mais altas do ranking da Oricon, com os singles "No, Thank You!" e "Utauyo!! Miracle " lançados em agosto de 2010, localizaram-se na segunda e terceira posição. [4] O single "Gohan wa okazu" / "U & I" lançado em setembro de 2010 estreou na terceira colocação na parada de singles daOricon, vendendo 53 mil cópias em sua primeira semana.[5]
Toshimi Yotsumoto da editora japonesa ASCII Media Works salientou que as personagens de K-ON! têm sobrenomes derivados de membros das bandas japonesas P-Model e The Pillows .[6]

Ho-kago Tea Time


Personagens de K-ON! - Ho-kago Tea Time (HTT)

Imagem

Perfil da Personagem
Yui Hirasawa k-On!.jpgNome completo: Yui Hirasawa (平沢 唯, Hirasawa Yui)
Dubladora(Seiyū): Aki Toyosaki
Aniversário: 27 de novembro
Signo: Sagitário
Descrição: Alegre, distraída, atrapalhada e um pouco preguiçosa. Essa é Yui Hirasawa, a guitarrista da banda do clube de música leve (K-ON!). Quando iniciou a sua vida como uma colegial, Yui recebeu um conselho de sua amiga de infância, Nodoka, para que ingressasse em algum clube escolar. Depois de procurar por diversos clubes, ela finalmente chega ao clube de música ambiente, onde conhece Ritsu, Mio e Tsumugi, que, para evitar o fechamento do clube de música ambiente, recruta a garota, que mal sabia tocar um instrumento musical. Porém, com muito esforço e uma ajuda de suas amigas, Yui se torna uma ótima guitarrista.
Mio Akiyama k-On!.jpgNome completo: Mio Akiyama (秋山 澪, Akiyama Mio)
Dubladora(Seiyū): Yōko Hikasa
Aniversário: 15 de janeiro
Signo: Capricórnio
Descrição: Boa aluna, muito bonita e talentosa, Mio Akiyama é a baixista e vocalista da banda do clube de música ambiente. Mio é muito amiga de Ritsu e, graças a ela, ingressou na carreira musical (mesmo que Ritsu tenha distorcido um pouco a história de como elas decidiram formar uma banda). De personalidade calma e muito tímida, Mio é sempre bem vista aos olhos das amigas, em especial, Ritsu e Yui, que vivem imaginando ela em trajes de lolita. Tem senso de liderança e também é bastante medrosa, chegando a ter medo de coisas bobas, como cortes no dedo e cracas.
Ritsu Tainaka k-On!.jpgNome completo: Ritsu Tainaka (田井中 律, Tainaka Ritsu)
Dubladora(Seiyū): Satomi Satō
Aniversário: 31 de agosto
Signo: Leão
Descrição: De temperamento agitado e explosivo, Ritsu é a baterista e fundadora da banda do clube de música leve. Apesar de ser bem agitada, Ritsu é uma ótima pessoa, mas às vezes, faz com que sua melhor amiga, Mio, perca a paciência com ela. Ritsu se auto-proclamou presidente do clube e está disposta a "dar o sangue" para fazer com que o seu sonho de tocar no Budokan se torne realidade.
Azusa Nakano k-On!.jpgNome completo: Azusa Nakano (中野 梓, Nakano Azusa)
Dubladora(Seiyū): Ayana Taketatsu
Aniversário: 11 de novembro
Signo: Escorpião
Descrição: Filha de músicos de Jazz profissionais, Azusa chega ao clube de música leve com o intuíto de se juntar à banda, depois de ver a apresentação das garotas no dia de início às aulas. Porém, ela se decepciona um pouco com a atitude das meninas, que pouco ensaiam. Mas depois de muita insistência das garotas, ela consegue se firmar na banda. Mesmo se declarando uma iniciante, Azusa mostra muito potencial e habilidade com a guitarra. Azusa, assim como Mio, também é alvo das brincadeirinhas das meninas. É chamada pelo apelido Azu-Nyan (algo como Azu-Miau).
Tsumugi Kotobuki k-On!.jpgNome completo: Tsumugi Kotobuki (琴吹 紬, Kotobuki Tsumugi)
Dubladora(Seiyū): Minako Kotobuki
Aniversário: 2 de julho
Signo: Câncer
Descrição: Pensando que o clube de música leve era um grupo de coral, Tsumugi entra para o clube de música leve após uma grande insistência de Ritsu. Calma, meiga e muito bonita, Tsumugi (ou Mugi-chan) é a tecladista da banda. Ela é filha do dono de uma rede de vendas de instrumentos musicais e é muito rica. Adora trazer guloseimas e chá para as amigas comerem com ela durante as reuniões do clube.

[editar]Personagens secundários


Personagens de K-ON! - Secundários

Imagem

Perfil da Personagem
Sawako Yamanaka K-On!.jpgNome completo: Sawako Yamanaka
Dubladora(Seiyū): Asami Sanada
Aniversário: 31 de Janeiro
Signo: Aquários
Descrição: Sawako Yamanaka é uma jovem e gentil professora de música do colégio de Yui e suas amigas. De personalidade dócil, ela sempre está disposta a ajudar seus alunos. Há 8 anos atrás, ela pertenceu ao grupo de música leve e junto de outras garotas, montou uma banda de heavy metal, que mostrava um outro lado dela: agressiva e selvagem. É forçada pelo atual grupo de música leve a se tornar conselheira do clube para que ele fosse reconhecido. Apesar de ser boa pessoa, ela é muito exigente para com as meninas.
Nodoka Manabe K-On!.jpgNome completo: Nodoka Manabe
Dubladora(Seiyū): Chika Fujitou
Aniversário: 26 de dezembro
Signo: Capricórnio
Descrição: Amiga de infância de Yui. É bem tranquila, inteligênte e adora estar na companhia de Yui. Faz parte do conselho estudantil do colégio. Em seu segundo ano, ela cai na mesma classe da Mio, para o alegria da mesma, pois ela é a única pessoa que a Mio conhece em sua classe. Em seu terceiro ano, ela se torna a presidente do conselho estudantil e acaba na mesma classe que Yui e as outras. Ela também se torna a presidente do fã-clube da Mio.
Ui Hirasawa K-On!.jpgNome completo: Ui Hirasawa
Dubladora(Seiyū): Madoka Yonezawa
Aniversário: 22 de Fevereiro
Signo: Peixes
Descrição: É a irmã mais nova de Yui. É ela quem faz o papel de irmã mais velha ao invés de Yui. É bastante responsável, sabendo cozinhar e cuidar dos afazeres domésticos sem a ajuda de sua atrapalhada irmã.
Jun Suzuki K-On!.jpgNome completo: Jun Suzuki
Dubladora(Seiyū): Yoriko Nagata
Descrição: Jun é colega da Azusa e da Ui. Uma vez Ui tenta levá-la a participar do clube de música leve, mas, ela recusou devido a uma visita estranha ao clube. No entanto, ela começa a se arrepender quando ouve falar de todas as atividades que o clube faz. Ela tem um gato de estimação.
Megumi Sokabe K-On!.jpgNome completo: Megumi Sogabe
Dubladora(Seiyū): Asumi Kodama
Descrição: Megumi foi a presidente do conselho estudantil antes da Nodoka que a sucedeu em seu terceiro ano. Ela também era a presidente do fã-clube da Mio. Durante seus últimos dias na escola. A banda oferece-lhe uma canção como um presente de formatura.
Norimi Kawaguchi K-On!.jpgNome completo: Norimi Kawaguchi
Dubladora(Seiyū): Yuu Asakawa
Descrição: Ela é uma amiga da Sawako desde quando elas ainda estavam no colegial, e ambas participavam do clube de música leve e faziam parte da banda Death Devil. Sua primeira aparição se origina quando ela tenta convencer a Sawako a se reunir a banda Death Devil para que elas possam realizar um show no casamento de uma ex-colega, mas Sawako inicialmente se recusa. Norimi então se aproxima do atual clube de música leve, mas quando elas também são incapazes de convencer Sawako, Norimi então propõe que elas substituam a Sawako no evento. Norimi finalmente consegue o que ela queria: quando Sawako vê o péssimo trabalho que suas alunas estão fazendo como uma banda de heavy metal, ela pula no palco, a fim de salvar a reputação da Death Devil. O nome artístico de Norimi é Christina.
Satoshi Tainaka K-On!.jpgNome completo: Satoshi Tainaka
Dublador(Seiyū): Mika Itou
Descrição: Satoshi Tainaka é o irmão mais novo da Ritsu Tainaka. Ele aparece pela primeira vez quando Ritsu está voltando para casa com ele depois de ir ao cinema. Satoshi já conhece Mio, porque ela e Ritsu têm sido amigas desde muito tempo, mas torna-se tímido quando Ritsu leva o resto do clube de música leve sem lhe dizer nada.




Mídia

[editar]Mangá

Crystal Clear app xmag.pngVeja também: K-ON! Anthology Comic.
K-ON! começou como mangá escrito e ilustrado por Kakifly. Iniciou sua serialização na revista Manga Time Kirara desde a edição de maio de 2007,[7] e também teve outra serialização na revista bimestral Manga Time Kirara Carat desde outubro 2008.[8] O primeiro volume foi lançado em 26 de abril de 2008 e o segundo em 26 de fevereiro de 2009. O terceiro volume foi lançado em 02 de janeiro de 2010, o quarto e último volume foi lançado em 27 de setembro de 2010. Há também uma antologia intitulada Minna De Untan!, que apresenta várias tiras de vários artistas convidados. Foi lançada uma antologia oficial intitulada K-On! Anthology Comic (けいおん!アンソロジーコミック, Keion! Ansorojī Komikku) com o primeiro volume publicado em 27 de novembro de 2009 pela Houbunsha. O segundo volume foi publicado em 27 de abril de 2010 e o terceiro volume foi lançado em 26 de agosto de 2010.[9]

[editar]Anime

Logo da 2° temporada do anime!
Foram adaptados 13 episódios + 1 episódios extras para a 1ª temporada do anime dirigido por Naoko Yamada, escrito por Reiko Yoshida e produzido pela Kyoto Animation, exibidos entre 3 de abril e 26 de junho de 2009 no Japão pela emissora TBS.[10] Os episódios começaram a ser exibidos em redes subsequentes em datas posteriores que incluem BS-i, MBS e Chubu-Nippon Broadcasting. Sete volumes em DVDs e Blu-ray Disc foram lançados pela Pony Canyon entre 29 de julho de 2009 e 20 de janeiro de 2010.[11] Um OVA foi lançado junto com o último DVD e os volumes de Blu-Ray Disc em 20 de janeiro de 2010. A distribuidora Bandai Entertainment anunciou em seu painel na Expo Anime 2010 que adquiriu a série animada K-ON!..[12] Uma segunda temporada da franquia K-ON! foi anunciada após o concerto ao vivo "Let's Go!" emYokohama..[13] A segunda temporada com o título K-ON!! (Com dois pontos de exclamação) começou a ser exibida após a meia-noite na emisora TBS no Japão em 07 de abril de 2010 e terminou em 28 de setembro de 2010 com 26 episódios.[14] Um novo episódio extra está previsto para ser lançado junto com o ultímo volume de DVD e BD em 16 de março de 2010.[15]

[editar]Epísódios

[editar]Primeira temporada

#Título OriginalTítulo em PortuguêsData de Exibição (Japão)
01"Haibu!" (廃部!)Clube Suspenso!03 de abril de 2009
02"Gakki!" (楽器!)Instrumento!10 de abril de 2009
03"Tokkun!" (特訓!)Treinamento!17 de abril de 2009
04"Gasshuku!" (合宿!)Treinamento de Campo!24 de abril de 2009
05"Komon!" (顧問!)Assessora!01 de maio de 2009
06"Gakuensai!" (学園祭!)Festival Escolar!08 de maio de 2009
07"Kurisumasu!" (クリスマス!)Natal!15 de maio de 2009
08"Shinkan!" (新歓!)Novos Membros!22 de maio de 2009
09"Shinnyū Buin!" (新入部員!)Membro Novo do Clube!29 de maio de 2009
10"Mata Gasshuku!" (また合宿!)Outro Treino de Campo!05 de junho de 2009
11"Pinchi!" (ピンチ!)Crise!12 de junho de 2009
12"Keion!" (軽音!)Música leve!19 de junho de 2009
13"Fuyu no Hi!" (冬の日!)Dias de Inverno!26 de junho de 2009
OVA"Raibu Hausu!" (ライブハウス!)Casa de Shows! (Especial)27 de abril de 2010

[editar]Segunda temporada

#Título OriginalTítulo em PortuguêsData de Exibição (Japão)
01"Kō San!" (高3!)Veteranas!07 de abril de 2010
02"Seiton!" (整頓!)Limpeza!13 de abril de 2010
03"Doramā!" (ドラマー!)Baterista!20 de abril de 2010
04"Shūgaku Ryokō!" (修学旅行!)Viagem Escolar!27 de abril de 2010
05"Orusuban!" (お留守番!)Ficando Para Trás!04 de maio de 2010
06"Tsuyu!" (梅雨!)Estação Chuvosa!11 de maio de 2010
07"Ochakai!" (お茶会!)Festa do Chá!18 de maio de 2010
08"Shinro!" (進路!)O Futuro!25 de maio de 2010
09"Kimatsu Shiken!" (期末試験!)Exames Finais!01 de junho de 2010
10"Sensei!" (先生!)Sensei!8 de junho de 2010
11"Atsui!" (暑い!)Calor!15 de junho de 2010
12"Natsu Fesu!" (夏フェス!)Festival de Verão!22 de junho de 2010
13"Zansho Mimai!" (残暑見舞い!)Passeio do Fim do Verão!29 de junho de 2010
14"Kaki Kōshū!" (夏期講習!)Dias de Verão!06 de julho de 2010
15"Marason Taikai!" (マラソン大会!)Maratona!13 de julho de 2010
16"Senpai!" (先輩!)Senpai!20 de julho de 2010
17"Bushitsu ga Nai!" (部室がない!)Sem Sala de Música!27 de julho de 2010
18"Shuyaku!" (主役!)Papel Principal!03 de agosto de 2010
19"Romi Juri!" (ロミジュリ!)Romeu e Julieta!10 de agosto de 2010
20"Mata Mata Gakuensai!" (またまた学園祭!)Mais Uma Vez, O Festival Escolar!17 de agosto de 2010
21"Sotsugyō Arubamu!" (卒業アルバム!)Fotos de Formatura!24 de agosto de 2010
22"Juken!" (受験!)Exames!31 de agosto de 2010
23"Hōkago!" (放課後!)Depois da escola!07 de setembro de 2010
24"Sotsugyōshiki!" (卒業式!)Formatura!14 de setembro de 2010
25"Kikaku Kaigi!" (企画会議!)Discussão de plano!21 de setembro de 2010
26"Hōmon!" (訪問!)Visita!28 de setembro de 2010

[editar]Filme

Após o final do ultímo episódio da segunda temporada do anime, um filme sobre a série foi anunciado e será produzido pela Kyoto Animation.[16] [17]

[editar]Música

Capa do single No, Thank You!
O tema de abertura da primeira temporada do anime é "Girls Cagayake!" Por Aki Toyosaki com Yoko Hikasa, Satomi Sato e Kotobuki Minako. O tema de encerramento é "Don't say 'lazy'" por Hikasa com Toyosaki, Sato e Kotobuki. Os singles da abertura e encerramento do anime foram lançados em 22 de abril de 2009. A canção inserida "Fuwa Fuwa Time" utilizada no episódio 6 foi lançado em 20 de maio de 2009. Foi lançado uma série de singles de músicas com canções cantadas pelas vozes das atrizes das cinco personagens principais. Os singles de Yui (por Toyosaki) e Mio (por Hikasa) foram lançados em 17 de junho de 2009. Os singles da Ritsu (por Satomi Satō) e Tsumugi (por Kotobuki) foram adiados, mas acabaram sendo liberados junto com o single da Azusa (por Ayana Taketatsu) em 26 de agosto de 2009. Os singles de Ui Hirasawa (por Madoka Yonezawa) e Nodoka Manabe (por Chika Fujitō) foram lançados em 21 de outubro de 2009. A trilha sonora original do anime, em grande parte composta por Hajime Hyakkoku, foi lançado em 3 de junho de 2009. As quatro canções de destaque no episódio 8 do anime foram lançados no mini álbum chamado Ho-kago Tea Time em 22 de julho de 2009. O single "Maddy Candy" da banda Death Devil da Sawako foi lançado em 12 de agosto de 2009.[18] O primeiro tema de abertura da segunda temporada do anime é "Go! Go! Maniac" e o primeiro tema de encerramento é "Listen", as duas canções são cantadas por Aki Toyosaki com Yoko Hikasa, Satomi Sato, Minako Kotobuki e Ayana Taketatsu. Os singles contendo as canções foram lançadas em 28 de abril de 2010. Do episódio 14 em diante, a abertura e o encerramento mudam para os temas "Utauyo! Miracle" e "No, Thank You!", por Toyosaki, Hikasa, Sato, Kotobuki e Taketatsu. Os singles que contém estas canções foram lançados em 4 de agosto de 2010.[19] O single "Pure Pure Heart", também cantado por Toyosaki, Hikasa, Sato, Kotobuki e Taketatsu foi lançado em 2 de junho de 2010. Outro single, "Love", da banda Death Devil da Sawako foi lançado em 23 de junho de 2010. Um novo single cantado por Toyosaki "Gohan wa okazu / U & I", foi lançado em 8 de setembro de 2010.[20] O compositor Bice que escreveu a canção "Gohan wa okazu" morreu em julho de 2010 de um ataque cardíaco.[21] Um segundo conjunto de singles de canções das personagens vai ser lançado. Começando com os singles de Yui e Mio que foram lançados em 21 de setembro de 2010. Os singles das personagens Ritsu, Tsumugi e Azusa estão previstos para serem lançados no dia 17 de Novembro de 2010. Um álbum intitulado "Ho-kago Tea Time II" foi lançado em 27 de outubro de 2010 em CD e fita cassete.[22] Os singles e álbuns foram lançados pela Pony Canyon.

[editar]Video Game

Em 2010 foi divulgado um jogo para a plataforma PlayStation Portable(PSP) Intitulado "K-ON! Ho-kago Live!!" da SEGA. O Jogo Musical tem como objetivo que o jogador pressione um botão correspondente no momento que ele aparece na tela. O jogo também tem como tema as musicas do anime.[23] O jogo possui um multiplayer de até 5 jogadores. O jogo foi lançado dia 30 de setembro de 2010.[24] E apresenta 19 canções da primeira fase do anime e juntamente com o primeiro conjunto de músicas de canções das personagens. O jogador pode personalizar as roupas, cabelo e acessórios das personagens, além de poder modificar a sala de música leve e o quarto da Yui. Há também um criador de músicas personalizadas.